Há alguns anos atrás, enquanto ministrava mais um curso de informática básica, passei a observar com outros olhos a forma como os iniciantes se portavam diante do computador. Geralmente, a primeira aula era teórica, não surgindo muitas dúvidas e dificuldades. Mas a partir do segundo dia de curso, no primeiro contato com o computador, surgia o maior pesadelo dos novos usuários: o mouse.
Mesmo que um teclado tradicional possua mais de 100 teclas, não chega exatamente a assustar os iniciantes da área. Isso porque muitos já tiveram ao menos algum contato anterior com uma máquina de escrever, além de, obviamente, conhecerem a língua que falam e as letras que compõem o alfabeto. Mas o mouse é um periférico totalmente diferente, e – porque não dizer – revolucionário. Praticamente não possui antecessores, e levando-se em conta a linha do tempo no mundo digital, podemos considerá-lo como algo relativamente novo.
Voltando às salas de aula, lembro que alguns alunos com alguma experiência em informática ficavam impacientes ao ver iniciantes que nunca haviam utilizado um mouse antes. Também não gostavam de ter que esperar alguém com pouca prática terminar algum exercício. Neste caso, geralmente realizava uma brincadeira, que consistia em fazer com que os alunos mais experientes utilizassem o mouse com a outra mão. Só então a maioria entendia pelo que os iniciantes estavam passando.
Foi então que me veio em mente utilizar minha experiência como programador em prol da inclusão digital. Agregando conceitos de entretenimento digital, criei uma versão inicial do “Mouse Educacional”. O programa consistia em alguns labirintos onde o usuário deveria passar com o cursor do mouse, tentando chegar até o final sem sair do caminho proposto em cada exercício. Após instalar o programa em todas as máquinas da sala de aula, o resultado foi animador, motivando-me a dar continuidade ao projeto.
Após minha primeira experiência com o protótipo, corrigi alguns bugs encontrados e tratei de adicionar exercícios para outras utilidades do mouse, além dos de movimentação. Com a primeira versão em mãos, optei por disponibilizar gratuitamente na internet.
Com o passar do tempo, após receber alguns elogios de internautas satisfeitos com o programa, além do mesmo ter uma excelente aceitação em salas de aula, resolvi aprimorar o Mouse Educacional ainda mais, lançando novos exercícios que abordavam técnicas não inclusas na versão anterior. O Mouse Educacional 1.5, além de novas modalidades, possibilitava níveis de dificuldade configuráveis, fazendo com que o aluno desafiasse a si mesmo, em busca de resultados ainda melhores. Com isso, também foi resolvido o problema de nivelamento em salas de aula (alunos com pouca prática utilizavam níveis de dificuldade acessíveis, enquanto que os mais experientes ocupavam-se em aprimorar suas técnicas com exercícios mais avançados).
Embora recentemente não tenha tido muito tempo para dar continuidade ao Mouse Educacional, penso em retomar o projeto num futuro próximo. Minha principal idéia é de torná-lo praticamente um jogo educacional, de uma forma que os iniciantes se divirtam ao treinar as técnicas de manuseio desse periférico tão funcional, e, ao mesmo tempo, tão temido.
Screenshots
Fonte : http://www.dinx.com.br/2009/09/mouse-educacional-software-para-aprimorar-tecnicas-com-o-mouse/
Carlos Rubens



Nenhum comentário:
Postar um comentário